terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ensinar a Pescar


Vivemos no Brasil uma situação comum, porém que não cabe mais em uma sociedade organizada e evoluída. Eu explico:

O populismo é uma arma política usada desde que o mundo é mundo, mas muda dependendo do lugar e do tempo. Grandes líderes já o usaram para se promover ou manter seu poder.

Em nosso querido e amado Brasil hoje contamos com o populismo assistencial que é o mais comum, diga-se de passagem, porém um dos mais maléficos, pois fomenta a inabilidade e imaturidade humana de resolver seus problemas com seus próprios punhos. Claro, eu não quero dizer aqui que não devamos buscar soluções quando não as temos, mas sim tentarmos ser independentes de governos e ações extras.

As famigeradas “bolsas” que hoje se proliferam, só geram insatisfação e vícios a meu ver, até porque não resolve problema de ninguém, só o torna dependente do sistema. “O torna um zumbi do governo”.

O vício que isso provoca no cidadão é tão ardiloso que quando se vê, existe uma massa imensa que não trabalha, não busca cultura nem uma melhora pessoal com o simples medo ou pior, acha que o governo tem obrigação de sustentá-lo.

Esse dano é de tal forma tão prejudicial a sociedade como um todo que cria revolta em todos os lados. Quem recebe acha que é pouco e que o governo tem obrigação de pagar mais, afinal de contas é obrigação do governo sustentá-lo. O outro lado da sociedade fica oprimida por mais e mais impostos, alguém tem de pagar esta fatura, pois como todos sabemos dinheiro não dá em árvores.

Não seria muito mais fácil criarmos projetos que melhorassem o cidadão, que o tornasse auto-suficiente? Sim um projeto de reciclagem profissional e cultural, onde o cidadão teria um investimento em si como profissional e pessoa e assim tivesse mais oportunidades no sistema? Algo que lhe desse sustento por suas mãos, portanto mais digno?
Sim, isso é possível, mas não dá resultados imediatos, portanto não trará votos imediatamente e isso definitivamente não é interessante para essa massa de políticos que muitas vezes não sabe nem o que está dizendo, mas está extremamente preocupado em manter seu feudo eleitoral.


 Pense nisto quando for votar, em que tipo de político está votando, no que promove o cidadão ou o que promove o dependente do governo!!!!

3 comentários:

  1. Faço minhas suas palavras. Abaixo o assistencialismo eleitoreiro!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente!! O "Efeito Zumbi", condenando e alienando o povo.

    ResponderExcluir
  3. Uma das alternativas para solucionar de vez nossas mazelas é justamente essa, que você mencionou, de transformar o cidadão num ser auto-suficiente e se não me falha a memória, Rui Barbosa enaltecia da Inglaterra o sucesso na produção do aço não como oriundo das minas ou do carvão, mas da arte que com ele se produzia.
    Investir no cidadão, sempre foi - veja pelas pirâmides ou mesmo pelos palácios da Grécia - e sempre será a única alternativa, além de eficiente, capaz de produzir ao povo a riqueza, e nobreza, que além de ter, merece.

    ResponderExcluir